terça-feira, 4 de agosto de 2015

Consulta Extrato INSS

Veja neste artigo, dicas de como consultar o seu extrato mensal de pagamento de benefício do INSS.

O INSS é o Instituto Nacional do Seguro Social, um órgão do Ministério da Previdência Social, ligado ao Governo. Este órgão é responsável por realizar os pagamentos de aposentadorias e demais benefícios dos trabalhadores que contribuem com a Previdência Social (a previdência social é um seguro que garante uma aposentadoria ao trabalhador brasileiro que é contribuinte, quando o mesmo parar de trabalhar).

Consulta Extrato INSS
(Foto: Divulgação) Consulta Extrato INSS

Quando o cidadão contribui para o INSS, ele garante o recebimento de um benefício mensal durante a sua aposentadoria. Além disso, o trabalhador contribuinte da Previdência Social tem o direito de receber um auxílio-doença em caso de afastamento do serviço para tratamento da saúde. A Previdência garante para o seu contribuinte:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição; 
  • Aposentadoria por idade
  • Aposentadoria por invalidez; 
  • Pensão por morte; 
  • Auxílio-doença e Auxílio-acidente; 
  • Salário maternidade; 
  • Salário família; 
  • Reabilitação profissional; 
  • 13º salário; 
  • Dentre outros.

Extrato de pagamento do INSS


Para aposentados ou trabalhador que esteja recebendo o benefício por motivos de saúde, é possível obter um extrato INSS.


O que é este extrato? O Extrato de Pagamento é um documento que tem com finalidade comprovar a renda dos beneficiários da Previdência Social, exibindo de forma detalhada os valores pagos em cada mês.

Como solicitar o extrato de pagamento do INSS?


1) Por meio da rede bancária:


Utilizando o cartão e senha já utilizada para receber o benefício, é possível consultar o extrato INSS por meio dos terminais de autoatendimento / caixa eletrônico disponibilizados pelo banco.

2) Emitido pela Internet:


O extrato de pagamento pode ser emitido pela Internet, para isto, acesse o site:

https://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/hiscre/hiscreInicio.xhtml

, na página inicial informe os dados do benefício (número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário, CPF e imagens de segurança), em seguida clique em 'Visualizar'. Você será direcionado para constando o extrato de pagamento do INSS.

A emissão do comprovante é realizada de forma gratuita e sempre disponível para o beneficiário. 


Para mais informações:


Para obter mais informações ou sanar dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS através do número de telefone 135. Este serviço telefônico está disponível de segunda a sábado, no horário de 07:00 às 22:00 (horário de Brasília).

O atendimento da Previdência Social é gratuito e disponível para todo contribuinte.