segunda-feira, 20 de julho de 2015

Consulta CNPJ Receita Federal

O CNPJ, sigla para o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, é um número único que serve para identificar uma empresa. Este registro funciona como uma identidade única para uma pessoa jurídica, disponibilizando informações como nome da empresa, data de abertura, nome fantasia, descrição da atividade principal, dentre outras informações importantes.

A Receita Federal é um órgão, que em resumo, é responsável pelo processamento do CPF, CNPJ, administrar os tributos e realizar atividades de fiscalização. A Receita Federal permite que o cidadão brasileiro faça a emissão do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral de Pessoa Jurídica através da internet.

Como consulta o CNPJ na Receita Federal?


A Receita Federal disponibiliza um meio de consulta CNPJ de alguma pessoa jurídica. Tal consulta pode ser realizada pelo site

http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp

Para realizar a consulta, os procedimentos são:

1)      É preciso primeiramente informar o número do CNPJ (apenas números, sem hífens e pontos).
2)      Informar os caracteres de segurança (Estes caracteres são códigos que servem para evitar fraudes, ou seja, este código verifica se o usuário em questão é um humano ou se é um programa automatizado para buscar informações em massa).
3)      Por fim, clicar em ‘Consultar’.
4)      Após clicar em ‘Consultar’, o site direciona o usuário para uma tela onde é exibido o comprovante de inscrição da pessoa jurídica.

Consulta CNPJ Receita Federal
(Foto: Divulgação) Consulta CNPJ Receita Federal

Esta consulta permite que seja visualizado o comprovante de inscrição e de situação cadastral da pessoa jurídica. O comprovante traz informações relevantes como nome empresarial, endereço, descrição das atividades da empresa, situação cadastral, nome fantasia, data da situação cadastral, telefone, e-mail, dentre outras informações relacionadas com a pessoa jurídica.


Quem pode consultar CNPJ?


Qualquer cidadão pode realizar a referida consulta. Basta apenas possuir o número do CNPJ que se deseja consultar.

Esta consulta é importante, para que o cidadão verifique a veracidade das informações de uma empresa, sendo até mesmo uma garantia que a empresa se encontra devidamente registrada, até porque, a situação cadastral da pessoa jurídica é informada no comprovante.

Benefícios da consulta online:


  • Este serviço de consulta é gratuito, e pode ser realizado de forma fácil por qualquer pessoa.
  • Funciona 24 horas por dia
  • O site apresenta uma interface bem fácil de usar.

A disponibilizarão das informações de uma pessoa jurídica está totalmente de acordo com a instrução normativa RFB n° 1.470, de 30 de maio de 2014, que dispõe exatamente sobre o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário