segunda-feira, 20 de julho de 2015

Como Consultar FGTS Online

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, denominado como FGTS, é um direito que visa proteger o trabalhador que seja demitido sem justa causa. Este benefício funciona como um fundo de investimento, onde o funcionário pode fazer o saque do valor total caso seja demitido sem justa causa, ou pode ser usado pelo trabalhador na aquisição de algum imóvel.
                             
As empresas possuem uma conta da Caixa vinculada ao contrato de trabalho de cada funcionário. Todo mês o empregador deve depositar o valor correspondente a 8% do salário de cada trabalhador nesta conta vinculada.

Como Consultar FGTS Online
(Foto: Divulgação) Como Consultar FGTS Online

O FGTS é constituído pelo total de todos os depósitos mensais, e o empregado pode sacar o valor total conforme algumas situações previstas.




Para que o empregado possa acompanhar a movimentação do seu FGTS, a Caixa Econômica Federal disponibiliza várias opções para a consulta do saldo do Fundo de Garantia. Abaixo, seguem as dicas das opções disponíveis para realizar tal consulta:

1) Um extrato anual é enviado para o endereço do empregado, via correios. O extrato impresso mostra toda movimentação realizada no decorrer do ano na conta do FGTS do funcionário.

2) A consulta pode ser feita também pelo site

https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS

Neste site, o usuário deve cadastrar uma senha para fazer o acesso, para isto, é necessário ter em mãos o número do PIS / PASEP.

3) A consulta também pode ser realizada através do número de telefone 0800 726 0207, onde o usuário poderá fazer a consulta usando o seu número de CPF. Este serviço é uma ligação gratuita, também pode ser feita pelo celular.

4) Também é possível receber informações sobre o saldo do FGTS diretamente no celular via mensagens SMS ou receber o saldo por e-mail. Para usar esta opção, o usuário deve acessar o site citado anteriormente, cadastrar sua senha, acessar o serviço de consulta online e habilitar as opções ‘serviços no celular’ e ‘extrato por e-mail’. Assim, a cada movimentação do FGTS o trabalhador será informado por mensagem no celular e/ou e-mail.

5) Presencialmente, comparecendo em alguma agência da Caixa Econômica, portandoos documentos como CPF e Carteira de Trabalho.
           
Estes serviços visam facilitar a vida do trabalhador, para que o mesmo acompanhe o seu saldo FGTS da forma que lhe for mais conveniente. Estes serviços são gratuitos. É extremamente importante que cada beneficiário do fundo de garantia acompanhe o seu saldo e toda movimentação realizada, pois este é um direito do trabalhador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário